5 Pequenos-Almoços em 5 Minutos!

March 24, 2018
Bem-Estar

Saltar o pequeno-almoço é um hábito muito frequente para muitas pessoas. Várias são as razões que estão por detrás desse hábito, como por exemplo a indisposição e/ou falta de apetite para comer logo de manhã. No entanto, uma das razões mais frequente é a falta de tempo apesar de ter apetite para comer. Ou acorda muito em cima da hora e acaba a saltar o pequeno-almoço para não chegar tarde ao emprego, ou são os filhos para despachar para escola... enfim, um sem número de actividades matinais que fazem as manhãs uma verdadeira corrida contra o tempo! Quando a pessoa não tem de todo apetite e acaba por comer a meio da manhã, o problema não é grave. Os problemas começam quando a meio da manhã também não há tempo para parar (ou acha que não há) e acaba a chegar ao almoço completamente em desespero! E é aí que começam as asneiras...

Mas podemos dar a volta a isto. Como? Com preparação previa ou com refeições rápidas e simples.

1) Opte por pequenos-almoços simples que possa fazer em 5 min;
2) Escolha receitas que tenham passos que se possam ir fazendo sem supervisão constante;
3) Deixe pronto tudo o que puder na noite anterior;
4) Faça pequenos-almoços que sejam iguais ou semelhantes para toda a família - minimiza aqui o tempo que perde para cada um comer uma coisa diferente;

Mas vamos a exemplos concretos de pequenos-almoços simples e que se preparam em pouco tempo!

O Típico Tuga - Torradas com Café

Torradas quentinhas para ajudar a acordar? Porque não? As torradas são daquelas coisas que se vão fazendo sem supervisão constante. Se tiver torradeira, basta colocar as fatias de pão dentro da torradeira e esperar que saltem quando estiverem prontas. Enquanto saltam e não saltam, já se vestiu! E enquanto saltam as próximas já se maquilhou! Pode fatiar ou abrir o pão ao meio na noite anterior. Depois é só colocar uma fatia de queijo flamengo ou 1 queijo fresco ou ovo cozido (pode cozer na noite anterior, ou pode cozer logo vários e guardar) por cima e já está! Não lhe custou assim tanto tempo! Idealmente opte por versões mais integrais ou de centeio, no que toca ao pão, e acompanhe com uma fonte proteica ao invés da típica manteiga.

Papas de Aveia/Quinoa

O quê?! Eu não tenho tempo para andar de volta do fogão de manhã!!! Sim, nem precisa! Este é um daqueles pequenos-almoços que pode ser adiantado na noite anterior e sem grande perda de tempo. E o melhor: pode variar sabores e ser diferente todos os dias! Para que seja rápido, deixe a aveia a demolhar na noite anterior em água, leite magro ou bebida vegetal não açucarada, dessa forma os flocos ficarão amolecidos e serão muito mais rápidos a cozer de manhã. Depois é só pegar na tigela e levar ao microondas durante 1 ou 2 minutos e está pronto! Pode variar imenso os sabores, entre fruta, canela, raspas de limão, raspas de côco, mel, compota, frutos secos ou chocolate negro, o que lhe permite um sabor para cada dia da semana. Que mais quer além de um pequeno-almoço rápido e diferente todos os dias? Veja aqui e aqui dois exemplos de papas de fazer crescer água na boca!

Aveia Adormecida

Esta é uma excelente opção para pequenos-almoços de primavera e verão, pois é bastante fresca. O tempo que perde de manhã é literalmente quanto demorar a retirar do frigorífico e comer! Mais simples é impossível! Requer apenas que perca 5 minutos a deixar preparado na noite anterior. Para isso basta misturar aveia, sementes de chia, leite e elementos que confiram sabor como canela, raspas de côco, mel, etc. Pode ver aqui um exemplo saboroso desta receita.

Panquecas

Este é daqueles pequenos-almoços que pode adiantar ao domingo para toda a semana. Depois é só ir retirando do frigorífico e aquecer 1 minuto no microondas. Tal como nas papas de aveia, os sabores podem ir variando, conforme o que adiciona quer na massa quer como topping, e isso permite ter a sensação de variar ao longo da semana ao invés de sentir que come sempre o mesmo. Pode ver aqui uma receita para se inspirar. É feita com aveia, mas pode trocar alguma da aveia por meia banana ou alfarroba e tornar o pequeno-almoço completamente diferente!

Back to basics! - Cereais

O que quer é mesmo um pequeno-almoço que possa preparar de olhos fechados? A oferta de cereais e granolas é muito dificultada pelo açúcar. A maioria dos cereais de compra tem sempre muito açúcar adicionado e isso torna-os uma carta fora do baralho para um pequeno-almoço saudável. Safam-se os Weetabix que são compostos por 95% de farelo de trigo. Claro que o sabor assim apenas misturado com leite deixa a desejar, mas pode utilizar os mesmos "aditivos" sugeridos para as papas de aveia. 

Nestes que comi esta semana utilizei:

1 scoop de whey - sabor chocolate-caramelo
Água
1 iogurte natural
2 barras de weetabix
Morangos e mirtilos

Dissolver a whey na água e levar 1:30 min ao microondas. Enquanto a whey aquece, cortar os morangos às rodelas. Adicionar o weetabix na whey e desfazer as barrinhas. Juntar o iogurte e misturar bem. Finalizar com as frutas.

O iogurte natural é opcional, no entanto acho que confere uma acidez interessante face ao doce proporcionado pela whey, tornando todo o conjunto muito menos enjoativo.

Simplifique!...

Se não tem mesmo tempo para nada de manhã, então agarre nem que seja uma sandes e uma fruta e coma pelo caminho, ou quando chegar ao trabalho. Mas evite ficar muitas horas sem comer, não porque isso seja mau por si só, mas porque normalmente acaba por trazer escolhas alimentares piores nas refeições seguintes.

Tânia Carreira

Nesta página vou partilhar consigo a paixão que me move: uma alimentação saudável, prática e sem complicações. Vai encontrar aqui conselhos e dicas úteis, receitas e informação sobre diversos temas da nutrição. O objectivo é só um: desmistificar a alimentação, descomplicar e inspirar a mudança!

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