Abóbora Hokkaido Assada

March 6, 2018
Receitas

Vamos lá desvendar o primeiro mistério, e também o mais fácil. A primeira foto que coloquei no facebook era de facto abóbora. Tratava-se de abóbora hokkaido. Esta é uma opção de acompanhamento pouco utilizada, pois normalmente tendemos a reservar a abóbora para colocar na sopa, mas esta é uma fruta utilizada como legume (pois, desta não estavam à espera!) muito nutritiva e sustentável! É que tudo se pode aproveitar... esta abóbora pode ser comida com casca e as suas sementes secas e aproveitadas para enriquecer um iogurte ou umas papas de aveia!

A sua cor laranja deixa antever algumas das suas propriedades: a riqueza em vitamina A, beta-caroteno e vitamina C, pelo que a sua conjugação com fontes de ferro é bastante benéfica na absorção deste mineral. Já a vitamina A e o beta-caroteno são essenciais na visão (especialmente nocturna). As sementes de abóbora são também riquíssimas em minerais e vitaminas, mas também em ácidos gordos essenciais e alguns aminoácidos essenciais. A abóbora, quer hokkaido quer de outras variedades, é também rica em antioxidantes, importantes no combate ao stress oxidativo (precursor de muitas condições cardiovasculares, por exemplo).

A abóbora hokkaido tem ainda outro ponto a favor: o sabor! É ligeiramente mais adocicada que outras variedades de abóbora, o que confere um sabor muito interessante quando conjugada no prato com outros legumes.

E como preparar esta iguaria? Simples! Vai precisar de:

1 abóbora hokkaido
1 vagem de alecrim fresco
Sal qb
Azeite qb.

1) Cortar o topo e o fundo da abóbora. Depois cortar ao meio e retirar as sementes (que podem aproveitar para secar ou torrar!).
2) Cortar cada metade em fatias e dispor num pirex ou tabuleiro de forno.
3) Temperar com azeite, sal e alecrim, misturando bem os temperos com a ajuda das mãos. Dispor de forma a que não se sobreponham. Este passo pode ser feito primeiro numa tigela e depois passar para o pirex.
4) Levar ao forno até que estejam assadas

Com tantos benefícios, o que espera para experimentar? :D

Tânia Carreira

Nesta página vou partilhar consigo a paixão que me move: uma alimentação saudável, prática e sem complicações. Vai encontrar aqui conselhos e dicas úteis, receitas e informação sobre diversos temas da nutrição. O objectivo é só um: desmistificar a alimentação, descomplicar e inspirar a mudança!

Artigos Relacionados