Almôndegas de Lentilhas e Cogumelos

April 7, 2018
Vegetariano

Há muitas vezes a ideia de que as receitas vegetarianas são muito complicadas e demora muito tempo, levam ingredientes esquisitos e caros! Mas isso não é verdade. Há dias fiz estas almôndegas vegetarianas, que estão deliciosas, e tomaram apenas cerca de 30 minutos. São muito práticas porque podem ser cozinhadas na hora ou congeladas para utilizar mais tarde, para um jantar mais rápido. São também muito versáteis porque podem incorporar-se legumes e ser assim uma forma simples para aumentar a ingestão de legumes dos mais novos!

Para fazerem estas almôndegas vão precisar de:

200g de flocos de aveia
150g de lentilhas (usei verdes, mas podem usar vermelhas) - devem ser previamente demolhadas
1 embalagem de cogumelos laminados frescos
Cominhos qb
Alho em pó
Cebola liofilizada (comprei no Aldi e é muito prática para dar sabor aos cozinhados sem ter de chorar que nem uma madalena arrependida!)
Molho de soja não açucarado

1) Cozer as lentilhas em água sem acrescentar sal. Lembrem-se que o molho de soja já contém sódio!
2) Enquanto as lentilhas cozem, triturar os flocos de aveia e reservar numa tigela.
3) Num processador ou picadora triturar as lentilhas cozidas e os cogumelos.
4) Misturar bem as lentilhas e os cogumelos com a aveia. Acrescentar o molho de soja e os temperos a gosto.
5) Se tiverem tempo, reservem esta mistura no frio por uma hora ou duas, se não podem logo moldar as almôndegas e cozinhar.

Estas almôndegas cozinhei rapidamente numa frigideira com um fiozinho de azeite, polpa de tomate (utilizei polpa de tomate de compra, apenas com tomate e vitamina C, mas podem fazer a vossa em casa), vinho branco e orégãos. Acompanhei com esparguete integral e salada.

A versatilidade destas almôndegas permite incluir na mistura por exemplo cenoura ralada ou espinafres! A sua criatividade é que manda!

Tânia Carreira

Nesta página vou partilhar consigo a paixão que me move: uma alimentação saudável, prática e sem complicações. Vai encontrar aqui conselhos e dicas úteis, receitas e informação sobre diversos temas da nutrição. O objectivo é só um: desmistificar a alimentação, descomplicar e inspirar a mudança!

Artigos Relacionados