As Porções Importam!

October 9, 2018
Nutrição

Este é um dos erros mais comuns quando inicias um plano alimentar ou quando pretendes começar: as porções. E vários são os erros que se podem cometer no que toca a porções. Confere abaixo os mais comuns!

1 - Não controlar porções de alimento nenhum

Este é o mais típico. Quando vais a avaliar, conscientemente, não tens ideia da quantidade de cada alimento que colocas no prato. Não tens de pesar todos os alimentos que consomes, mas comer um bife de frango é diferente de comer dois, tal como um quarto do prato de arroz não é o mesmo que meio prato! Assim, começa por controlar a porção dos alimentos que colocas no teu prato às refeições principais.

Dica da nutri: começa por te servir de salada e legumes, ocupando logo no mínimo meio prato com estes alimentos, deixando assim menos espaço para extravasares com os restantes.

2 - Pratos grandes demais

O tamanho do prato de refeição é algo que difere conforme o serviço, mas se observares com atenção, os serviços mais modernos apresentam pratos com dimensões maiores. Quando o prato é grande, a tendência é enchê-lo! Opta por pratos mais pequenos até teres total controlo sobre as porções que colocas no prato.

3 - Isto é saudável, posso comer à vontade!

Por muito saudável que um alimento seja, em excesso será prejudicial. E este é um erro crasso e muito comum: os alimentos tidos como saudáveis não são controlados em termos de porções. O resultado é que acabas por comer em demasia sem te aperceberes. É que lá porque um alimento é saudável, não quer dizer que não tenha calorias! :D Um dos mais típicos são os frutos secos, em que frequentemente se mede a porçao como "uma mão", no entanto uma mão de frutos secos é bem diferente de 5-6 frutos secos, que é normalmente a porção recomendada. Para ilustrar "a mão" de frutos secos, deixo-te uma imagem da autoria dos nutricionistas Ana Goios e António Pedro Mendes

Este é um dos passos para começares a mudar a tua alimentação rumo ao objectivo da perda de peso: reduzir porções! Dá este primeiro passo e verás como fará toda a diferença!

Para teres uma ajuda mais orientada sobre porções, contacta um nutricionista!

Tânia Carreira

Nesta página vou partilhar consigo a paixão que me move: uma alimentação saudável, prática e sem complicações. Vai encontrar aqui conselhos e dicas úteis, receitas e informação sobre diversos temas da nutrição. O objectivo é só um: desmistificar a alimentação, descomplicar e inspirar a mudança!

Artigos Relacionados