Bolinhas de Frutos Secos

March 26, 2019
Vegetariano

Este fim de semana foi tempo de preparar as semanas que se avizinham. Porque parar é morrer e para ser melhor é preciso estudar sempre mais, os próximos fins de semana até à Páscoa serão passados em formação. Benjamin Franklin dizia, e cheio de razão, que falhar em preparar-se é preparar-se para falhar!

Nesta onda decidi preparar-me para não falhar, pois já sei que a formação não irá ter coffee-break. Para poder ter os lanches assegurados preciso de um snack que seja rápido de levar e que não se estrague facilmente. E eis que encontrei estas Bolinhas de Frutos Secos.

Não sei quanto a vocês, mas eu adoro frutos secos! Acho-os deliciosos e super práticos. Como podem ver, também são muito versáteis. Já sabemos que tudo está na quantidade: comer frutos secos sem fim à vista não é, obviamente, boa opção. Mas utilizá-los com conta peso e medida é bastante benéfico para a nossa saúde.

Além de poderem dar um snack, podem também ser uma refeição leve que podes levar para um piquenique. E o tempo começa a pedi-los! No caso, fiz as Bolinhas para poder "picar" a meio da manhã acompanhado de uma fonte proteica e uma peça de fruta. Ou então, pode ser um prato principal. No caso da foto, acompanhei com cenoura crua ralada e batata-doce no forno. A batata-doce foi cortada finamente em rodelas, pincelada com azeite e temperada com sal, alho em pó e alecrim. Depois foi levada ao forno a 180ºC e, quando começaram a dourar, liguei a ventoinha do forno. Mas querem saber a melhor parte das bolinhas de frutos secos? São facílimas de fazer!

Vamos à receita!

Ingredientes (rende cerca de 30 bolas):

200g de mistura de frutos secos (oleaginosos)
200g de cenoura cozida
2 colher de sopa de azeite
2 colher de sopa de cebola picada
2 colher de sopa de salsa picada
2 colher de café de sal
Alho em pó qb
Cominhos qb
4 colheres de sopa de pão ralado + um pouco para envolver

1) Triturar os frutos secos num processador até ficarem muito finos. Reservar.
2) Colocar no processador a cenoura cozida e azeite. Triturar até obter um creme.
3) Picar a cebola e a salsa
4) Numa taça, envolver o creme de cenoura e as oleaginosas. Adicionar a cebola, a salsa, o sal, o alho, os cominhos e o pão ralado. Misturar bem.
5) Com uma colher, retirar pequenas porções da massa e moldar bolinhas. Passar as bolinhas por pão ralado.
6) Levar ao forno a 200ºC até dourarem

Valores nutricionais aproximados por bola (varia conforme a mistura de frutos secos que utilizares):

Valor energético: 55kcal
Lípidos: 5g
dos quais saturados: 1g
Hidratos de Carbono: 2g
dos quais açúcares: 0,8g
Proteína: 2g
Fibra: 1g

Como podem ver, por terem uma quantidade considerável de frutos secos, são maioritariamente compostas por lípidos (gordura), pelo que o teor calórico tem de ser tido em conta. A quantidade de bolinhas a utilizar numa refeição/snack terá sempre que ser ajustado às tuas necessidades. No meu caso irei levar como snack 2 bolinhas e acrescentarei uma fonte proteica.

Estas bolinhas são vegan, e por isso são óptimas para incluir numa alimentação desse tipo. No entanto, são excelentes para introduzir variedade de sabores e nutrientes numa alimentação omnívora! São deliciosas e nutritivas.

Receita adaptada do livro "Cozinha Vegetariana Para Quem Quer Poupar" de Gabriela Oliveira.

Tânia Carreira

Nesta página vou partilhar consigo a paixão que me move: uma alimentação saudável, prática e sem complicações. Vai encontrar aqui conselhos e dicas úteis, receitas e informação sobre diversos temas da nutrição. O objectivo é só um: desmistificar a alimentação, descomplicar e inspirar a mudança!

Artigos Relacionados