Carne picada e hamburgueres - vale a pena esperar?

February 21, 2019
Bem-Estar

Na correria do dia-a-dia, é comum darmos por nós a ponderar se valerá a pena esperar na fila da secção de talho, para compar carne picada, ou se é mais fácil levar a carne picada que já se encontra embalada. Afinal, haverá assim tanta diferença?

Carne picada: na hora ou embalada?

Quando optamos por comprar a carne picada embalada, podemos pensar que estamos a adquirir uma carne que simplesmente já foi previamente picada e embalada apenas pela comodidade de já estar pronta a levar. Erradamente, acreditamos que estamos a levar a mesma coisa que levaríamos se pedíssemos no talho.

Será mesmo assim? Vamos à leitura de rótulos!

A embalagem terá obrigatoriamente de ter uma etiqueta onde indica, entre outras informações, a data de embalamento e os ingredientes. E é nestes últimos que vamos acabar por encontrar a grande diferença:

No caso da carne picada da marca continente (nada contra a marca em específico, atenção!), a primeira pista de que não estamos apenas a comprar carne, começa na imagem da carne onde se pode ler "Preparado de carne". Se analisarmos os ingredientes, percebemos que 86% é carne e o resto serão outros ingredientes, nomeadamente pão ralado, o qual contém sal. Ora, não nos interessa assim tanto comprar pão ao preço de carne, certo? Além disso, apenas menciona tratar-se de carne de bovino, não sabendo nós de que parte do animal estamos a consumir, será uma carne mais magra ou com maior teor de gordura?

Como podem ver no rótulo da Carne Mertolenga, esta questão também se coloca, pelo que não tem a ver com marcas mas sim com processamentos padrão. O mesmo é válido quando falamos de hambúrgueres, sejam bovinos ou de aves, por serem derivados de carne picada.

Como contornar isto?

Idealmente vai às compras com tempo, para poderes esperar que te atendam no talho. Se pedires para picar na hora, irás efectivamente levar carne picada. De preferência, o ideal será que a piquem onde possas ver. O mesmo é válido para os hamburgueres, que deves também pedir para serem feitos na hora, mesmo que hajam alguns em exposição na montra.

Outra hipótese será moeres a carne em casa, garantindo assim que sabes que se trata apenas de carne, muito embora possa ser mais trabalhoso.

Tânia Carreira

Nesta página vou partilhar consigo a paixão que me move: uma alimentação saudável, prática e sem complicações. Vai encontrar aqui conselhos e dicas úteis, receitas e informação sobre diversos temas da nutrição. O objectivo é só um: desmistificar a alimentação, descomplicar e inspirar a mudança!

Artigos Relacionados