Muffins de Espelta

April 13, 2018
Vegetariano

A passada quinta-feira desenvolvi uma degustação inserida no Open Week de um dos ginásios em que dou consultas, o Fitness Factory Caldas da Rainha. Foi uma actividade muito gira em que os sócios puderam provar alguns alimentos biológicos gentilmente cedidos pela Bios Mercado Biológico, com granolas, pão de trigo sarraceno e manteigas de frutos secos.

Nesta degustação, dei também a provar uns Muffins de Espelta que além de saudáveis e deliciosos, são também vegan. E foram acompanhados de algo novo aqui no blog e no meu paladar: flores comestíveis. Ao contrário do que eu esperava, elas não têm um sabor perfumado mas sim semelhante ao de salada!

Vamos então ao que precisam para fazer estas delícias em casa e surpreender os mais gulosos!

180g de tâmaras (demolhar para retirar camada brilhante ou comprar sem essa camada)
230g de farinha de espelta
2 colheres de sopa de óleo de côco
60g de pepitas de cacau (podem ralar da tablete de 70-80%)
2 bananas pequenas ou 1 grande
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de sumo de limão ou vinagre de sidra

1) Cobrir as tâmaras com água morna e deixar de molho durante 20-30 minutos. Após esse tempo, colocar as tâmaras e a água em que estiveram no liquidificador, e bater até formar um creme.
2) Misturar os ingredientes secos: farinha de espelta, bicarbonato de sódio e pepitas de cacau. À parte, misturar os líquidos: creme de tâmaras, óleo de côco, banana esmagada e sumo de limão.
3) Misturar os secos com os líquídos até obter uma massa homogénea. Untar formas de muffins com um pouco de óleo de côco ou cobrir as formas com forminhas de papel, e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC cerca de 20 minutos.

Como vêem uma alimentação equilibrada não tem de ser nem aborrecida nem sem sabor!

Tânia Carreira

Nesta página vou partilhar consigo a paixão que me move: uma alimentação saudável, prática e sem complicações. Vai encontrar aqui conselhos e dicas úteis, receitas e informação sobre diversos temas da nutrição. O objectivo é só um: desmistificar a alimentação, descomplicar e inspirar a mudança!

Artigos Relacionados