Não consigo levar marmita... e agora?

December 24, 2017
Bem-Estar

Quando falamos em lanche a meio da manhã ou da tarde, a primeira solução que surge é a famosa marmita. Mas nem todos conseguem ter uma marmita por perto todos os dias. Um exemplo clássico são os comerciais que se deslocam de carro entre clientes. Aqui a dificuldade prende-se com a conservação dos alimentos num carro que fica muitas vezes parado ao sol.

Mas nem tudo está perdido! Os lanches são muito facilmente fazíveis num supermercado ou até mesmo numa pastelaria, ora veja:

No supermercado:
- Pão: pode pedir apenas 1 na secção da padaria
- Queijo/ fiambre de aves: novamente pode pedir o número exacto de fatias que precisa.
- Iogurtes a vulso
- Fruta
- Frutos secos
- Atum em lata ao natural

Na pastelaria:
- 1 sandes em pão de mistura/integral/sementes com queijo ou queijo fresco (alguns cafés já têm essa opção)
- Se não houver pão de mistura, ainda assim um pão branco ou em último caso um pão de leite, fica sempre em primeiro lugar quando comparado com bolos ou salgados fritos.
- Para beber pode optar por café, chá ou meia de leite sem adição de açúcar.

Mas... e o almoço???

O almoço também tem solução: 
- Evite saltar o lanche da manhã, para que não chegue ao almoço com muita fome e, dessa forma, não "ataque" imediatamente as entradas.
- Pode optar pelo prato do dia, mas peça que lho sirvam com metade preenchida de salada ou legumes. 
- Troque as batatas fritas por arroz, massa ou batatas cozidas/assadas.
- A escolher sobremesa, opte por fruta da época.
- Se puder, opte maioritariamente por grelhados, pois dessa forma tem mais controlo sobre a gordura utilizada na confecção.
- Se optar por salada, certifique-se que tem todos os nutrientes: proteína (frango, atum, ovo, tofu), hidratos de carbono (massa, quinoa, leguminosas) e salada variadas (que pode incluir legumes). Atenção ao tempero que escolhe! Um molho cocktail "borra a pintura".
- Pode optar por mini-prato para ajudar na gestão de porções.
- Acompanhe a refeição com água.

E está ultrapassado o desafio de não levar marmita!

Tânia Carreira

Nesta página vou partilhar consigo a paixão que me move: uma alimentação saudável, prática e sem complicações. Vai encontrar aqui conselhos e dicas úteis, receitas e informação sobre diversos temas da nutrição. O objectivo é só um: desmistificar a alimentação, descomplicar e inspirar a mudança!

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