Natal Sem Culpas!

December 21, 2018
Bem-Estar

O Natal está quase aí à porta! Quem mais está entusiasmado? Pois é, é quase impossível não nos deixarmos contagiar com o espírito natalício que nos rodeia: desde os anúncios da televisão até às luzes que enchem as cidades de brilho!

Mas se esta é uma época de brilho, luz e amor, é também onde se cometem algumas asneiras! Afinal são muitas as tentações!

Todos os anos cedes às tentações e acabas o natal com umas prendas extra indesejadas? Este ano faz diferente! Vês estas 5 dicas que preparei para ti:

1 - Não saltes refeições!

A véspera de Natal e todos os preparativos associados à ceia que se avizinha consomem sempre tempo. Com frequência temos ainda compras de última hora e a própria ceia para preparar. No meio de tantos preparativos acabamos por passar bastantes horas sem comer e vamos petiscando. Quem nunca rapou a massa do bolo da tigela, atira a primeira pedra! :D

No entanto, se programares e fizeres uma pausa para um pequeno lanche programado vais evitar petiscar e chegarás à hora da ceia com menos fome, o que te permitirá escolhas mais ponderadas.

2 - Começa pela sopa!

Se houver sopa, começa por aí. A sopa vai ajudar a que te sintas mais saciado e, por isso, vai ajudar a que o controlo na porção do prato principal (e dos doces!) seja mais eficaz. É uma forma saudável de começares qualquer refeição!

3- Serve primeiro os legumes!

Quando te serves primeiro de salada e legumes, ocupas espaço no prato, o que te ajuda a controlar melhor a porção dos outros alimentos que colocas no prato a seguir. Idealmente, preenche pelo menos metade do prato com salada e legumes! Além do controlo de porções, os legumes e a salada fornecem vitaminas e minerais. São definitivamente um must have desta ceia de Natal! Vais repetir? Repete salada e legumes também!

4 - Menos Açúcar!

Na maioria dos doces que confeccionamos em casa é possível reduzir muito o açúcar adicionado e manter o sabor agradável! Opta também por confeccionar de forma mais simples: leva as rabanadas ao forno em vez de as fritares, por exemplo.

A melhor opção é fazeres os teus próprios doces em casa e evitares os de compra que terão sempre maior quantidade de açúcar adicionado. Além de que é uma satisfação maior ver a família em torno do que nós próprios cozinhámos!

Vê aqui receitas natalícias sem culpas:

5 - Evita as sobras!

Um dos maiores "perigos" do Natal é as sobras! Aqueles doces que vão ficando lá por casa durante a semana e que acabamos por comer "para não se estragarem" (com o maior dos sacrifícios, não é?). Tenta que não fiquem muitas sobras, para não transformar as asneiras de uma noite em asneiras de uma semana! Assim será muito mais fácil voltares ao foco no dia seguinte!

Acima de tudo, diverte-te e aproveita esta festividade em família!

Tânia Carreira

Nesta página vou partilhar consigo a paixão que me move: uma alimentação saudável, prática e sem complicações. Vai encontrar aqui conselhos e dicas úteis, receitas e informação sobre diversos temas da nutrição. O objectivo é só um: desmistificar a alimentação, descomplicar e inspirar a mudança!

Artigos Relacionados