One Pot Quinoa

January 14, 2018
Vegetariano

Hoje em dia o tempo é precioso! Então economizar tempo na cozinha é fundamental. Mas para economizarmos o nosso tempo não precisamos de prescindir de refeições deliciosas, como é o caso desta que vos trago. 

Nesta receita, o ingrediente a destacar é a quinoa. E o que tem este pseudo-cereal que o torna tão especial? No contexto de uma alimentação vegetariana esta é uma excelente fonte de proteína, fornecendo todos os aminoácido essenciais.

E todos os utensílios que necessitam são apenas um tacho, porque como podem ver na foto é tudo feito no mesmo tacho:

Os legumes que escolhem para acompanhar podem variar, no meu caso escolhi cogumelos, tomate, pimento e bróculos. Então vamos à receita:

Ingredientes:
Quinoa
1/2 pimento
1/2 tomate
3 cogumelos brancos
3 cogumelos marron
Alguns floretes de bróculo
1/2 cebola
2 dentes de alho
Polpa de tomate qb
Sal
Pimenta preta
Oregãos
Sumo de meio limão

1) Cortar o tomate às rodelas e levar ao forno (este passo é opcional e calhou nesta receita porque o tomate já tinha ido ao forno para outra)
2) Cortar aos cubos: o pimento, os cogumelos, a cebola e o alho. Cortar também os floretes dos bróculos.
3) Cobrir o fundo do tacho com uma camada muito fininha de polpa de tomate (podem fazer a vossa própria polpa de tomate caseira) e adicionar oregãos.
4) Colocar todos os legumes no tacho. Lavar a quinoa em água corrente e colocá-la também junto com os legumes.
5) Temperar com sal e pimenta preta.
6) Adicionar água e levar ao lume deixando cozinhar, cerca de 15 minutos. Quando estiver quase pronto, adicionar o sumo de meio limão e rectificar temperos.

E em meia hora tem uma refeição (ou mais) preparada! Pode até duplicar a receita e congelar o resto, para estar sempre pronto a levar para uma marmita.

Nota: receita adaptada do blog Made by Choices.

Tânia Carreira

Nesta página vou partilhar consigo a paixão que me move: uma alimentação saudável, prática e sem complicações. Vai encontrar aqui conselhos e dicas úteis, receitas e informação sobre diversos temas da nutrição. O objectivo é só um: desmistificar a alimentação, descomplicar e inspirar a mudança!

Artigos Relacionados