Pão de Tostadeira

February 23, 2018
Receitas

Por certo já muitos de vós ouviram falar ou experimentaram o pão de frigideira. O que fiz aqui foi muito parecido, mas em vez de frigideira utilizei a tostadeira! E sabem que mais? Funciona igualmente bem! E desconfio que dá muito menos trabalho...

Ora toda esta odisseia começa com uma noite em que cheguei a casa e não me apetecia lá muito cozinhar para o jantar. Então iniciei a refeição com um bom prato de sopa de legumes, e enquanto a sopa aquecia adiantei o "segundo". Neste em particular inseri um miminho, que foi uma fatia de bacon à qual retirei a tira de gordura e não fritei. Como não queria que o pãozinho ficasse seco, adicionei também mozzarella fresca. Só vos digo, ficou delicioso!

Então e como é que vocês fazem isto aí em casa? Utilizam:

Pão:
2 ovos
2 colheres de sopa de polvilho azedo
2 colheres de sopa de linhaça moída
1 colher de sopa de farinha de aveia
1 pingo de azeite (mais um para untar a tostadeira se a vossa for de qualidade duvidosa, como a minha!)
1 pitada de sal

Recheio:
Polpa de tomate sem açúcar ou caseira qb
4 fatias de mozzarella fresca
1 fatia de bacon
Rúcula
Orégãos

Basta misturar todos os ingredientes do pão com a ajuda de uma varinha mágica, untar a tostadeira e distribuir a massa. No final de pronta, colocar em duas metades a polpa de tomate, os orégãos e as fatias de mozzarella, levando as quatro metades ao forno para derreter o queijo. No fina colocar meia fatia de bacon em cada metade, rúcula e cobrir com a outra meia fatia.

Que adaptações podem fazer a esta receita?

Vegetariano:
Pode excluir os ovos, o queijo e o bacon. Nesse caso, as duas colheres de linhaça podem ser primeiro misturadas com água para fazer ovo de linhaça (1 ovo = 1 colher de sopa de linhaça em duas de água). Para recheio, podem utilizar tofu, tempeh, humus, abacate, legumes.

Variações salgadas:
O recheio pode ser muito variado, desde queijo flamengo, carne, salmão fumado, requeijão, queijo fresco ou quark, bem como manteiga de frutos secos.

Variações doces:
Podem substituir por um recheio doce e utilizar a receita como pequeno-almoço. É válido iogurte com whey, compota ou mel, bem como fruta da época, banana com manteiga de frutos secos. A imaginação é o limite!

Tânia Carreira

Nesta página vou partilhar consigo a paixão que me move: uma alimentação saudável, prática e sem complicações. Vai encontrar aqui conselhos e dicas úteis, receitas e informação sobre diversos temas da nutrição. O objectivo é só um: desmistificar a alimentação, descomplicar e inspirar a mudança!

Artigos Relacionados