Quinoa com Tomate

December 24, 2017
Vegetariano

Desengane-se se pensa que para ser completo um prato principal tem de ter obrigatoriamente carne ou peixe! É possível fazer substituições e ter um prato perfeitamente equilibrado a nível nutricional. Neste caso, utilizei quinoa. Conhece?

A quinoa é um pseudocereal com excelentes propriedades nutricionais. No contexto da alimentação vegetariana, a quinoa assume especial relevância uma vez que possui todos os aminoácidos essencias (i.e. aminoácidos que o corpo humano não consegue produzir, tendo de os obter através da alimentação). A digestibilidade e composição aminoacídica da quinoa rivaliza mesmo com a da caseína (proteína de origem animal). A germinação da quinoa aumenta a sua digestibilidade, embora o cozimento seja mais eficaz.

Conhecidos os benefícios da quinoa, vamos então saber como fazer um prato delicioso com este superalimento:

Ingredientes:

- 1 cebola
- 1-2 dentes de alho
- 1 colher de sopa de azeite 
- Tomate desidratado
- Salsa qb
- Milho
- Quinoa cozida
- 1/2 abacate pequeno
- Sumo de meio limão 

Preparação:

1) Demolhar e cozer a quinoa.
2) Refogar ligeiramente o alho e a cebola em azeite
3) Acrescentar a salsa e mexer bem. Adicionar o tomate desidratado.
4) Adicionar o milho e a quinoa previamente cozida e saltear.
5) Na altura de comer, acrescentar o abacate e espremer meio limão.

Os temperos podem ser ajustados ao seu gosto, acrescentando ervas aromáticas que entenda que combinem bem, porque na cozinha a imaginação é o limite!

Tânia Carreira

Nesta página vou partilhar consigo a paixão que me move: uma alimentação saudável, prática e sem complicações. Vai encontrar aqui conselhos e dicas úteis, receitas e informação sobre diversos temas da nutrição. O objectivo é só um: desmistificar a alimentação, descomplicar e inspirar a mudança!

Artigos Relacionados