Saudável e ecológico

December 25, 2017
Nutrição

Treat the earth well. It was not given to you by your parents, it was loaned to you by your children. We do not inherit the earth from our ancestors, we borrow it from our children. - Provérbio Queniano

Cada vez mais a necessidade de preservação do ambiente é inegável. Se por um lado o verão nos fustigou com incêndios, como neste inverno continuamos em seca. E não é possível dissociarmos a actividade humana de todas as alterações climáticas a que vamos assistindo, não é mais possível assobiarmos para o lado e pensarmos que não temos nada a ver com isso ou que nada podemos fazer.

Numa época em que o preservar o ambiente urge, práticas sustentáveis na alimentação assumem cada vez mais importância; e nesse aspecto pequenas mudanças a nível individual têm impacto a nível global. 

Que pode cada um de nós fazer?

- Opte por produtos locais e da época: desta forma não só reduz a energia desperdiçada no transporte e conservação como ainda estimula a economia local!
- Opte por maior consumo de vegetais e frutas: a produção de legumes e frutas gera menos resíduos do que a produção de carne. 
- Privilegie o consumo de carnes brancas face a carnes vermelhas: além do impacto positivo na sua saúde, a produção de carne vermelha gera maior impacto negativo no meio ambiente.
- Prepare quantidades conscientes de alimentos: por ano cerca de 1,3 bilhões de toneladas de alimentos são desperdiçados.
- Prefira alimentos com o mínimo de embalagens possível: diminui assim a quantidade de lixo produzido; adicionalmente reutilize e recicle as embalagens.

Pense global e actue localmente! Juntos vamos deixar um planeta Terra saudável para os nossos filhos!

Tânia Carreira

Nesta página vou partilhar consigo a paixão que me move: uma alimentação saudável, prática e sem complicações. Vai encontrar aqui conselhos e dicas úteis, receitas e informação sobre diversos temas da nutrição. O objectivo é só um: desmistificar a alimentação, descomplicar e inspirar a mudança!

Artigos Relacionados